Rua Avelino Tallini, 171, Lajeado, RS
(51) 3714-7023 •

ANTT confirma data do leilão da Rodovia da Integração Sul

  16 de outubro de 2018

A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) confirmou a data para realização do leilão de concessão da Rodovia da Integração Sul, formada por trechos das BRs 101, 290, 386 e 448, perfazendo 473,4 quilômetros de extensão. Será no dia 1º de novembro, em São Paulo. Conforme a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini, seis empresas estão credenciadas para disputar o certame.

“São seis interessados entre consórcios e empresas, inclusive, empreendimentos do exterior, novidade desta concessão”, revela. A BR-386 passará a contar com quatro praças de pedágio: Montenegro, Victor Gräff e duas no Vale do Taquari — Fontoura Xavier e na divisa entre Fazenda Vilanova e Paverama.

“Definido o vencedor do leilão, em fevereiro de 2019 devem iniciar as obras de construção das novas praças de pedágio. A partir daí, dentro de um ano, ou seja, fevereiro de 2020, começa a cobrança de pedágio”, explica Cíntia. O indexador da tarifa está fixado em R$ 7,24. “O leilão vai avaliar os lances a partir deste valor para baixo. Vencerá a empresa que oferecer o menor valor”, esclarece a presidente do Codevat.

A duplicação da BR-386, no sentido capital/interior a partir de Lajeado, está programada para começar em 2023. “O primeiro ano de pedagiamento será destinado a conservação das estradas. A partir do terceiro ano, em 2023, começará a obra de duplicação do trecho entre Lajeado e Marques de Souza. Concluída esta etapa, será a vez do trecho Soledade/Fontoura Xavier, e dai por diante”, comenta.

O edital prevê a concessão dos trechos pelo período de 30 anos.