Rua Avelino Tallini, 171, Lajeado, RS
(51) 3714-7023 •

Codevat e Amvat se reúnem com Procon e SJCDH sobre telecomunicações no Vale

  26 de abril de 2019   Lucas George Wendt/Codevat
Em reunião realizada na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na manhã desta sexta-feira (26), o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) apresentou os dados da pesquisa sobre as telecomunicações, realizada entre março e fevereiro, ao Procon e ao Governo do Estado.

Por meio de um formulário divulgado na página do Conselho no Facebook e na imprensa regional, o Codevat buscou entender previamente a realidade da área das telecomunicações no Vale do Taquari - apontada como crítica em um levantamento anterior, de 2014, e uma das prioridades do plano de estratégico regional do Corede.

O evento desta sexta-feira contou com a presença do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do governo de Eduardo Leite, Catarina Paladini; da diretora do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira e do presidente da Amvat e prefeito de Teutônia Jonatan Brönstrup. O dirigente da Amvat e a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, aproveitaram a oportunidade para entregar ao titular da SJCDH e a diretora do Procon um ofício que apresenta as demandas da região na área.

O documento, entregue em conjunto com a notificação do arquivamento da pauta anterior acompanhada pelo Ministério Público (MP) entre 2014 e 2018, a pesquisa realizada à época e o novo levantamento, encerra solicitando o apoio das autoridades para o atendimento pleno da cobertura de sinal no Vale do Taquari.

A pesquisa aplicada neste ano observou os mesmos parâmetros da realizada em 2014. A despeito do tempo de aceite de respostas, mais de um mês, foram registrados 57 retornos da população regional, oriundos de residentes em 22 municípios do Vale do Taquari. Os respondentes foram convidados a opinar a partir de suas experiências com a telefonia fixa, a móvel e a internet na região.

A telefonia fixa
Todos os municípios possuem serviços de telefonia fixa no Vale do Taquari - a cobertura da Oi é de 73,7% nos 22 indicados pelos respondentes da pesquisa. No entanto, metade dos respondentes (50%) informa que este serviço não está disponível em todo o município, uma vez que são várias as áreas rurais com problemas na telefonia fixa.

A rede móvel
Em relação às operadoras mais utilizadas no Vale do Taquari, a percepção dos respondentes é a seguinte:

91,2% - Vivo
70,2% - Claro
52,6% - Tim
40,3% - Oi

Em se tratando dos serviços prestados, 90,8% dos respondentes apontam que os serviços são péssimos, ruins ou regulares. O percentual da pior avaliação - a péssima - é superior aos 35%. A pior classificação é da operadora Tim, seguida pelas operadoras Oi e Claro.

A conexão de internet
Em se tratando dos serviços de internet foram indicadas 18 diferentes empresas prestadoras de serviços. Para 63,1% dos respondentes as conexões prioritárias são fibra óptica e rádio; seguidas por rede móvel (3G/4G) e rede cabeada.  A avaliação dos serviços de internet na região também é negativa. Para 79,3% dos respondentes os serviços de internet ou são péssimos, ou ruins ou regulares.

Texto por: Lucas George Wendt/Codevat

Divulgação

Imprensa Codevat