Rua Avelino Tallini, 171, Lajeado, RS
(51) 3714-7023 •

Em reunião de Diretoria, Codevat se prepara para primeira assembleia da Consulta Popular em 2019

  01 de agosto de 2019   Texto por: Lucas George Wendt/Codevat
Na manhã desta quinta-feira (1º), o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) reuniu sua Diretoria e Conselho de Representantes para iniciar o processo de construção conjunta da Consulta Popular deste ano na região. A proposição, realizada há 20 pelo Governo do RS, coloca votação os valores a serem recebidos pelo Vale do Taquari para emprego em projetos em 2020.

Com um processo diferente e transitório, nesta edição, a Consulta Popular acontece em todo o Rio Grande do Sul oferecendo às comunidades regionais valores consideravelmente menores do que os destinados até o momento, e para projetos exclusivamente na área do desenvolvimento regional. Nesta edição estão fora consulta projetos nas área de Saúde, Educação e Segurança Pública. O Governo do Estado, para 2019, também propõe um orçamento geral menor, cujo montante destinado ao Codevat fica em torno de R$ 630 mil.

“A nossa análise se deu por projetos que podem compor o caderno de votação e que são prioritários regionais, mas que também sejam possíveis de serem executados com esse recurso que é um recurso bastante limitado pro próximo ano”, explica a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, sobre a reunião desta quinta.

O trabalho iniciou com a seleção de projetos de interesse regional a partir do Planejamento Estratégico Regional que enquadrem nas diretrizes elencadas pelo Governo do Estado, para que, então, estes projetos sejam apreciados em assembleia e, depois, votados durante a Consulta. A presidente explica que é provável que seja realizada uma consulta online aberta a toda a população sobre estes projetos regionais principais para posterior votação no momento da Consulta. Mais detalhes acerca deste movimento serão informados em breve.

Ao final da reunião, foi elaborado ofício convocando toda a população regional a se fazer presente na Audiência Pública Regional da Consulta Popular, a ser realizada no próximo dia 7 de agosto, a partir das 9h, no auditório do Prédio 16 do campus da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado.

Na imagem Adair José Villa, Celito Turatti, Arilene (Neca) Dalmoro, Gilmar Nietkze, Micheline Frizzo e Evandro Klein.

Texto por: Lucas George Wendt/Codevat

Divulgação

Imprensa/Codevat