Rua Avelino Tallini, 171, Lajeado, RS
(51) 3714-7023 •

Codevat participa de encontro da Assembleia que sugere criação de comitê de crise para estiagem

  06 de abril de 2020   Gabinete do Dep. Zé Nunes — Assessoria do Codevat

A estiagem que assola o Rio Grande do Sul há mais de cinco meses têm desdobramentos drásticos, tornando o Estado o mais afetado pela seca no Brasil. É um problema que compete pela atenção das autoridades com a pandemia de Covid-19. Para tratar do tema, na última sexta (3), e sobre os prejuízos da estiagem no RS, entidades estiveram reunidas virtualmente num encontro que contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Luis Covatti Filho.

O principal encaminhamento do grupo foi solicitar ao governo estadual, sob a forma de uma medida urgente, a criação de um comitê de emergência no centro do governo que trate da estiagem, semelhante ao criado para tratar das políticas para a pandemia. Na avaliação das diversas entidades representativas presentes e dos parlamentares, a estiagem causará prejuízos sociais e econômicos na proporção da Covid-19.

Também foi sugerido como segundo ponto a unificação das pautas das entidades da agricultura familiar para os governos estadual e federal:

Para o Governo Estadual:
— Situação dos empréstimos FEAPER, FUNTERRA,
— Programa troca - troca de sementes,
— Implementação do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos com recursos que estão disponíveis,
— Auxílio renda aos mais pobres do campo,
— Apoio para viabilização de água às famílias rurais em parceria com os municípios.

Para o Governo Federal:
— Aplicação imediata ao estabelecido pela legislação do crédito rural por todas as instituições bancárias no que diz respeito a todos os financiamentos agrícolas,
— Linha de crédito de recuperação aos agricultores familiares, sem juros e, com prazo de investimento,
— Bolsa Estiagem para os agricultores familiares pelo prazo de quatro meses,
— Linha de crédito especial para as cooperativas, contemplando também as pequenas que se encontram em situação de endividamento e oferta de milho na modalidade de venda a balcão pela CONAB.

As deliberações serão encaminhadas no início da semana aos governos estadual e federal.

A reunião virtual contou com a participação de deputados federal Elvino Bohn Gass, e estaduais Edson Brum (MDB), Edegar Pretto (PT), Elton Weber (PSB), Fetag, Fetraf, MPA, Unicafes, MPA, Fecoagro, Emater, Conab, Mapa, Famurgs, Consea, Codevat, Ocergs, Gabinete Senador Paim, grupo que discute o tema no Vale do Taquari e representações de deputados estaduais e federais.

Texto: Marcela Santos/Gabinete do Dep. Zé Nunes — Lucas George Wendt/Codevat

Foto: divulgação 

Divulgação