Rua Avelino Tallini, 171, Lajeado, RS
(51) 3714-7023 •

Comitê de Entidades do Vale solicita ao Sicredi abertura de linhas de crédito para empresas

  09 de maio de 2020   Codevat
Senhor Presidente

O Comitê de Entidades, órgão formado por oito (8) instituições e Cooperativas do Vale do Taquari, relacionadas a seguir, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari – CIC Vale do Taquari, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) ,16a Coordenadoria Regional de Saúde, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Cooperativas Dália Alimentos e Languiru. O grupo conta com milhares de empresas, trabalhadores, autônomos, informais e produtores rurais associados.

O Comitê de Entidades visa buscar alternativas para minimizar a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. O elevado grau de incertezas neste momento tem gerado desestabilização do mercado e no caso das empresas, problemas de faturamento e, por consequência, de liquidez dos negócios.

Ao Senhor
Adilson Carlos Metz
Presidente Sicredi Integração RS/MG

Considerando a redução dos negócios, as empresas necessitaram prover desencaixes financeiros para cumprir com dívidas previamente assumidas, para manter o funcionalismo e até mesmo para pagar férias do quadro de pessoal. Corrobora com essa perspectiva o levantamento semanal do Sebrae (Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, Semana 3 de 19 a 25 de abril) apontou que para 66% dos empresários a principal necessidade neste momento é a busca por capital de giro. A pesquisa constatou ainda que 89% dos negócios tiveram queda no faturamento com uma redução que pode chegar a 64%.

O governo adotou medidas para ampliar os recursos disponíveis para empréstimos nos bancos. Porém, cabe ressaltar que mesmo com essas ações ficou mais difícil conseguir empréstimos, independentemente do tamanho ou do setor, a reclamação é de que os juros estão elevados, tendo em vista as condições de mercado.

Com a dificuldade de acesso às linhas de crédito, as empresas estão perdendo o “folêgo”. O Comitê de Entidades solicita que as Cooperativas de crédito e bancos oficiais contribuam nesse momento, oferecendo taxas inferiores às cobradas nas transações tradicionais, para isso, o Tesouro poderia arcar com o risco da operação. Em virtude do momento, o prazo para reposição também deve ser flexibilizado, para facilitar a retomada dos negócios. Pedimos ainda maior proatividade, para comunicar, mesmo que seja via Comitê, quais as melhores taxas disponíveis.
A nossa preocupação se justifica visto que a região de Lajeado foi classificada pelo Governo do Estado com a bandeira vermelha, que representa alto risco de contaminação por coronavírus no RS e ao que tudo indica, isso fará com que nos mantenhamos mais tempo com baixa atividade econômica.

Por certo esperamos que o Senhor dará a atenção que o assunto merece e quanto à adoção do que aqui se sugere.

Atenciosamente,
Comitê de Entidades

CIC Vale do Taquari
Amturvales
Amvat
Codevat
Sebrae
16a Coordenadora Regional de Saúde
Cooperativas Dália e Languiru

Divulgação