Rua Avelino Tallini, 171, Lajeado, RS
(51) 3714-7023 •

Entidades encaminham ofício à Secretaria de Saúde do RS

  20 de maio de 2020   Codevat
Senhora Secretária de Saúde

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari - AMVAT, a Câmara de Indústria,
Comércio e Serviços do Vale do Taquari - CIC/VT e o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari - CODEVAT, vem por meio deste destacar seu estranhamento pela não alteração metodológica proposta pela região e aceita pela senhora Secretária, no que tange o número de confirmações de casos Covid-19.

Salientamos nossa concordância com a metodologia inovadora das bandeiras e de distanciamento controlado efetivado pelo Estado do Rio Grande do Sul, no entanto, entendemos e isso já ficou esclarecido com a Secretaria da Saúde do Estado, que os critérios de número de casos confirmados de Covid-19 não devem considerar aqueles confirmados e que não necessitam dos serviços de saúde.

Nestas condições, quando da reunião regional com a senhora Secretária na última quinta-feira, dia 14/05, tínhamos clareza que já naquele final de semana, o referido critério seria alterado.

Para nossa surpresa isso não ocorreu e pedimos encarecidamente que este aceite de
mudança de critério seja efetivado nesta semana, para haver uma unicidade nas comparações entre as regiões do Estado.

Contamos que a revisão de bandeiras desta semana, que acontece no sábado, dia 23/05, já leve em consideração essa mudança metodológica, sob pena de desestimular a testagem populacional.

Agradecemos e permanecemos a disposição!

Divulgação