Travessa Fidele Érgilis Sana - Gildo, 41, Encantado, RS
(51) 3751-2255 •

VOTAÇÃO DA CONSULTA POPULAR É PRORROGADA NO RIO GRANDE DO SUL

  29 de novembro de 2021

Foi prorrogado até o dia 15 de dezembro o prazo para a votação da Consulta Popular em todo o Rio Grande do Sul. O processo, que se encerraria nesta terça-feira, dia 30 de novembro, foi ampliado atendendo a um pedido feito, na última semana, pelo fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Estado (SPGG), responsável pela Consulta Popular. A alteração busca aumentar a participação da população gaúcha na escolha das prioridades para receber investimentos estaduais visto que se trata de um processo novo. Além da prorrogação, o Governo fez melhorias no sistema de votação do aplicativo Colab, a fim de facilitar o acesso e a participação popular.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco, destaca a importância da ampliação do prazo de votação. “Estamos realizando um processo novo, todo on-line, que precisa ser avaliado constantemente e, essa definição de ampliar o prazo, nos auxilia para realizarmos uma maior mobilização e atingirmos o percentual mínimo necessário para que os municípios possam ser contemplados com recursos no orçamento de 2022”, diz. “Precisamos fomentar a participação da nossa comunidade e o Governo do Estado entendeu que é preciso um prazo maior para que a população participe desse novo formato”.

No Vale do Taquari, das três propostas, apenas a mais votada será contemplada com recursos no orçamento de 2022 do Governo do Estado. O projeto escolhido no Vale do Taquari receberá R$ 942.857,00.

As iniciativas que compõem a cédula são “Cicloturismo no Vale do Taquari”, “Recursos Hídricos e Uso múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes)” e “Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água”.

O cidadão que já votou no processo deste ano tem o seu registro garantido.  O percentual de votos para que os municípios recebam recursos permanece em 2%.

Para participar do processo basta baixar o aplicativo da consulta popular no celular ou acessar o site da votação na internet.  Para votar é necessário ter mais de 16 anos e preencher o cadastro com o nome, a data de nascimento, a cidade, o CPF e o título de eleitor. Até essa segunda-feira, dia 29, a parcial da votação do Vale do Taquari contabilizou cerca de 1,2 mil votos.