Nesta segunda-feira, dia 7, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária junto ao campus da Univates em Lajeado, com lideranças regionais para dar continuidade à segunda etapa do processo de atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED) 2015-2030. A reunião foi pautada pela apresentação da avaliação dos projetos e de indicadores que possibilitam entender como está o desenvolvimento da região do Vale do Taquari.
No encontro, que ocorreu no auditório do Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates), o consultor responsável por conduzir a atualização junto com a região, Tiago Guerra, apresentou o trabalho desenvolvido nesta etapa do PED. "Hoje concluímos a segunda etapa, que foi uma revisão dos 84 projetos regionais, entendendo quais já foram finalizados, quais estão em andamento e quais não foram iniciados. Aliado a isso, avaliou-se as sete estratégias regionais (desenvolvidas pelo Conselho de Desenvolvimento Regional no Plano 2015-2030). Foram cruzados os indicadores atuais do desenvolvimento, para mensurarmos se estamos evoluindo em direção ao atingimento das estratégias propostas. A partir desta revisão concluída, entraremos na terceira etapa, que é entender se as sete estratégias da região desenvolvidas pelo Conselho ainda atendem às necessidades do desenvolvimento do Vale do Taquari ou se elas precisam ser reestruturadas", explica.
A vice-presidente do Codevat, Cíntia Agostini, enfatiza a importância de reavaliar o planejamento. "É fundamental, quando nós imaginamos a perspectiva do planejamento, olhar para as ações que foram cumpridas, as que estão em andamento e aquelas que a gente precisa trabalhar. E boa parte dos nossos projetos está em andamento. É mostrar que teve todo um esforço regional para que as coisas acontecessem nesses primeiros anos de planejamento. E nós estamos cumprindo, efetivamente, aquilo que nós nos propusemos enquanto Conselho, de olhar para as nossas demandas e entender como a região cumpriu o seu papel em atender o planejamento. É fundamentalmente isso, pensar e provocar os atores a olhar para o desenvolvimento da região e pensar o seu papel no desenvolvimento e que projetos são fundamentais para a região conseguir ter qualidade de vida, dar condições para toda a sociedade do Vale do Taquari", afirma.
O presidente do Codevat, Luciano Moresco, destaca a relevância do trabalho. "É um momento muito importante avaliar todo o planejamento desenvolvido lá atrás. É extremamente válida a participação das pessoas aqui hoje, representando entidades e órgãos públicos, para a gente fazer essa avaliação. Nós teremos mais uma assembleia ainda dentro do mês de novembro, porque precisamos concluir a atualização do PED até o final do ano e entregar ao governo do Estado esse diagnóstico e a atualização", comenta.
Os debates do PED, conforme definido pelo Fórum dos Coredes junto ao Governo do Estado, poderão ser em formato híbrido, mesclando encontros virtuais e presenciais. Ao final da quarta etapa, o Plano deverá ser apresentado para a comunidade regional. A atualização para o modelo 2022-2030 deve ser concluída até dezembro de 2022. Em todas as etapas, os atores de desenvolvimento locais são convidados para os debates.
A atualização do PED é necessária para que ele possa ser um instrumento efetivo na orientação, tanto para as ações do poder público, como para a iniciativa privada e do terceiro setor, com o objetivo de alavancar o Desenvolvimento Regional Sustentável.
O PED 2015-2030 do Vale do Taquari tem 84 projetos elencados, sete estratégias regionais definidas e 199 produtos elencados e a sua atualização envolve cinco etapas: a elaboração de um Plano de Trabalho aprofundado; a Apresentação do Relatório da Situação Atual e dos Resultados Alcançados; a Elaboração do Diagnóstico e Relatório de Avaliação atualizados; a Apresentação de Propostas atualizadas e Modelo de Gestão do Plano para o período 2022-2030; e Apresentação do Plano Estratégico Consolidado.