Travessa Fidele Érgilis Sana - Gildo, 41, Encantado, RS
(51) 3751-2255 •

AVALIAÇÃO DA MATRIZ DE FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS E AMEAÇAS, PAUTA ENCONTRO DO PDE

  13 de dezembro de 2022

Vale do Taquari - Dando continuidade ao processo de atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED) para o período 2022-2030, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) reuniu nesta segunda-feira, dia 12, a comunidade regional de forma híbrida (com alguns participantes presenciais no Parque Tecnológico da Univates e outros de forma remota pelo Meet) para uma apresentação prévia da avaliação dos projetos e estratégias regionais para o novo documento.

O encontro, que teve como foco discutir a matriz F.O.F.A. (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) e revisar as estratégias regionais frente ao cenário atual, foi conduzido pelo consultor responsável pelo trabalho de atualização junto com a região, Tiago Guerra. "Foi uma reunião muito produtiva, com bastante discussão e participação. A representação de diversas partes da sociedade nos permitiu gerar uma avaliação e uma discussão profunda sobre o posicionamento estratégico do Vale Taquari", destacou. "Agora faremos os ajustes apontados e vamos encaminhar o planejamento para que se atenda a percepção posta pela comunidade, atendendo as necessidades locais atuais".

Além da reunião, diversas etapas já foram realizadas, entre elas, Consulta Pública com a comunidade regional, entrevistas estruturadas com lideranças, entidades, revisão de indicadores e dados do Vale.

O presidente do Codevat, Luciano Moresco, enfatizou a relevância do trabalho que tem sido desevolvido. "É extremamente válida a participação das pessoas hoje (dia 12) para a gente fazer essa avaliação. Isso mostra pertencimento neste processo. O envolvimento de todos é relevante para que a gente possa avançar objetivamente em diversas questões, pensando regionalmente", disse.

A revisão do PED VT 2015-2030 está sendo realizada de acordo com o Termo de Referência (TR) 3603/2021 firmado pelo Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) junto ao Governo do Rio Grande do Sul, aplicando a metodologia proposta pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

A atualização é necessária para que o PED possa ser um instrumento efetivo na orientação, tanto para as ações do poder público, como para a iniciativa privada e do terceiro setor, com o objetivo de alavancar o Desenvolvimento Regional Sustentável.

O PED 2015-2030 do Vale do Taquari tem 84 projetos elencados, sete estratégias regionais definidas e 199 produtos elencados. A atualização envolve cinco etapas. Agora, a partir do encontro desta segunda-feira (etapa 4), serão realizados os ajustes apontados e estruturado o Plano Estratégico Consolidado (etapa final). A atualização para o modelo 2022-2030 deve ser concluída até o final deste ano. Em todas as etapas, os atores locais de desenvolvimento são convidados para os debates.